segunda-feira, junho 04, 2012

Saiba o que é Zouk, kizomba, Passada, LambaZouk e Semba

O que é zouk?
O zouk é um ritmo musical que começou no final dos anos 70 na Martinica com a banda Kassav, teve seu auge nos anos 80 e 90 através da França e ficou conhecido no mundo menos no Brasil onde teve a oportunidade de conhecer os cantores de zouk da Martinica, mas não ouve enterece da midia na época. Em Angola misturou com a Semba nascendo a Kizomba, em Cabo Verde o Guetho Zouk, no Brasil o LamBaZouk. Hoje o Zouk esta presente na cultura musical de Angola e Cabo Verde e esta fazendo sucesso com os cantores desses paises. O Brasil mais uma vez esta perdendo em não conhecer esses cantores da atualidade que faz sucesso na Europa. O zouk tem a harmonia da música pop com o calor e a percussão da música caribenha, uma batida criada por Kassav no mínimo 4 minutos de duração, tem sempre um começo diferente, quando chega à metade da música tem sempre uma paradinha depois vem o arranjo, isso quer dizer que o zouk valoriza mais o arranjo do que a voz do cantor, tornando-se uma música rica em criatividade.
O que é passada?
A passada é a dança da música zouk, começou na Martinica com o corridinho, a meia-lua e as saídas laterais, têm os movimentos dois e dois três tempos.
O que é kizomba?
O ritmo musical Kizomba é a mistura da Semba com o Zouk, começou na década de 80 em Angola para dar um toque moderno e sensual ao Zouk Africano. A dança Kizomba começou em Angola nos anos 80 em Luanda, após as grandes influências musicais do Zouk, e com a introdução das caixas rítmicas drum-machine, depois com os grandes concursos que invadiram Angola, desde ai essa expressão se ouviu e mantiveram as passadas como o corridinho, a meia-lua e as saídas laterais, têm os movimentos dois e dois três tempo.

O que é tarraxinha?
Tarraxinha é a junção de dois corpos em movimento é um estilo de dança e música Angolana, a junção do zouk Love e Kizomba lenta, nasceu em Angola é diferente da kizomba com movimentos ondulados e acentuados no lugar, e com a evolução musical existe uma coisa dentro dela a "sensualidade"...! Os mais conservadores em Angola acham essa dança obscena.
O que é Semba?
Semba é um dos estilos musicais angolanos mais populares. A palavra Semba significa “umbigada” em quimbundo língua de Angola, se dança com passos rápidos.
O que é LambaZouk?
O LambaZouk começou no Brasil nos anos 90 quando os DJs começaram tocar a música zouk para substituir a música Lambada. Na época os cantores de Lambada param de gravar, cada um com seu motivo pessoal com isso os dançarinos começou dançar a música zouk para que a Lambada continua-se. Hoje se usa essa expressão "LambaZouk".  
Cada pais adotou uma forma de dançar a música zouk, uns teve a influência de ritmos musical e dança de cada pais o Brasil por necessidade para que a Lambada não acaba-se.

Zouk um ritmo musical contagiante e batida melódica com muita dificuldade conseguiu sair da Martinica e através da França na década de 80 ganhou o mundo, mas não conseguiu atrair a mídia musical que é controlada pelas grandes gravadoras americana hoje com muita dificuldade, mas com talento e criatividade os cantores de zouk vem arrebatando multidões por onde passa. Esse é o zouk a música do 3º mundo!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça sua pesquisa aqui.