sábado, julho 15, 2006

zouk atitude

Eu fiz esse blog para que vocês saibam o que é o Zouk (ritmo musical). Quem canta, quem inventou e a influência que teve na lambada o que adianta curtir zouk e não saber quem canta. Curtir um zouk consciênte , quem curte black, sabe quem canta as músicas, por que não pode ser o mesmo no zouk? Vamos mudar esta realidade, porque o zouk é atitude. Deixe sua opinião, este blog será atualizado mensalmente, e para que isto aconteça, conto com a colaboração dos usuários, e divulguem o Blog.
QUEM INVENTOU O ZOUK?
Uma banda chamada Kassav em 1979 Jean-Philippe Marthely, Jean Claude Naimro, Pierre-Edouard Decimos, Jocelyne Beroard, Georges Decimus( que criou),Jacob Desvarieux e Patrick Saint-Eloi que depois partiu para carreira solo. O Kassav lançou seu primeiro disco no Brasil em 1982 com o titulo Kassav esse disco (eu tenho) tem 2 musicas do lado A(nwel carnaval) e tres musicas do lado B(ka-dance.satisfaction e moune la fait moin di)muita gente dançou essas musicas no Lambar,Mel,Raggae Night e outras lambaterias. O zouk nasceu na Martinique uma ilha que fica no Caribe e depois foi divulgado para o mundo atraves da França na década de 80 o zouk tem historia!...O Kassav ainda esta na ativa!
O SEGREDO DO ZOUK
O zouk tem a harmonia da música pop com o calor e a percussão da música caribenha uma batida criada por Kassav no minimo 4 minutos de duração, tem sempre um começo diferente, quando chega na metade da música tem sempre uma paradinha depois vem o arranjo e air o cantor volta a cantar isso quer dizer que o zouk valoriza mais o arranjo do que a vois do cantor tornando-se uma música rica em criatividade.

O ZOUK NO BRASIL!
Tudo começou na década de 90 com os djs Mané,Henilton,Beto, waguininho e outros. Naquela época, rolava o verdadeiro zouk, só tocava as melhores. Ah, bons tempos...
FIM DA LAMBADA
No meio dos anos 90, a Lambada foi enfraquecendo, algumas Lambaterias começaram a fechar as bandas e os cantores não conseguiam gravar, porque as gravadoras começaram a se interessar por outros ritmos.
A REVOLUÇÂO
Em 1992, juntaram-se os djs Mané, dj Beto e lançaram o CLUB ZOUK e o disco CLUB ZOUK no objetivo de divulgar o ritmo musical zouk no Brasil. Agora não temos mais a música Lambada o que nos resta é a música zouk.
O JEITO DE DANÇAR MUDOU!
Para dançar o zouk precisou mudar algumas coisas na Lambada, ela ficou mais sensual, delicada, lembra uma valsa, mas com um toque especial para que entrasse na batida do zouk.
Não entendo porque dançam a música reaggeaton, não é a mesma batida, o que é uma falta de consideração com o zouk e as pessoas defendem esse ritmo.
O ZOUK HOJE
O zouk ficou, a forma de dançar mudou, mas faltou interesse por parte das pessoas que dançam, em saber quem canta . Se tentou de tudo para que o zouk fizesse sucesso no Brasil, novelas, bandas meia-boca, Rouge cantando e por aí a fora pessoal...
Bem, não posso esquecer de falar do Philip Miha um grande dançarino de zouk, sempre divulgando na TV e para os seus alunos, sempre na luta. Esse curte o zouk.
Vamos mudar essa situação, começando com vocês, a se concientizarem, que o zouk é muito mais que dançar, mas sim uma atitude. O zouk ja existe há quase 30 anos, não começou ontém...Eu acredito que o zouk só irá fazer sucesso no Brasil se as pessoas se interessarem em saber quem canta...Então, Zouk Atitude!

10 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Fala Marcelo, que bom que a Internet continua com espaço democrático para discutirmos o passado e o presente. Não dá pra ver o zouk só pela óptica do coração, pois Dj's, bandas e casas noturnas que pararam no tempo (tempos bons, diga-se de passagem) não acompanharam a evolução e simplesmente deixaram espaço para nova geração. Eu posso falar de carteirinha, pois estive em todos os movimentos, e cada um representava uma evolução, mesmo que pequena em sua época.Agora estamos vivendo a era da musica eletrônica, não existem mais aquelas bandas com treze, quatorze músicos, infelizmente. Mas existe sim uma geração apaixonada pelo ritmo e pela dança, esses são os verdadeiros zoukeiros de hoje, e me orgulho de também fazer parte desse movimento.
Abraços!
Dj Mané.

Parabens
Gostei, pois vc colocou uns sons classicos e uns bem atuais, e sua pasada pela historia do Zouk foi bem legal.Eu fui Dj da mel, Lambra entre outras.....abraço!

Olá Marcelo!
Adirei seu blog! super informativo, parabéns!
Tb tenho um blog de zouk: www.ritmozouk.blogspot.com

oi marcelo, pela primeira vez estou vendo o seu blog, e amei a primeira vista.
olha eu sou africana e estou aqui no rio de janeiro fazendo faculdade e zouk é o meu mundo , alias como, se vc estiver precisando de algum help ou algum som, é so escreveres para frotalim@hotmail.com.
Aqui em casa temos todos, dos amis antigos aos amis recentes.

Oi, tudo joia ?

Parabens pro seu blog, e incrivel ver como a nossa musica ainda e popular no Brasil !

Eu sou da Martinica (chiquita bacana la da Martinica... mais nao me vesto de banana nanica ! ;-). Morei en Sao Paulo faz 15 anos, e la foi que eu vi como o nosso zouk era popular.

Hoje, KASSAV' tem 30 anos, e por isso, eu esto escrevendo um livro sobre eles, junto con alguns cantantes da banda (especialmente Jocelyne).

Se voce quiser, me escreve aquim :
kassavfan@hotmail.com

Para me dar seu sentimento sobre a maior banda do mundo !

Desculpa meu portugues, faz tempo que nao vou pro Brasil :-/

Ate mais, et Feliz Ano Novo

Micaela

cara eu amo zuol se tive como vc me passa só umas musica manda pla min ii se poder tbm manda só a batida ca vlw mae e-mail ee jairo_solove@hotmail.com

to querendo mixar uma musica aqui mas não tô conseguindo encontrar nenhuma base de zouk, alguem pode me dizer onde eu encontro.

queria saber quem canta o zouk da hora gosto muito dessa musica

Postar um comentário

Faça sua pesquisa aqui.