sábado, maio 26, 2012

Vocês sabem quais os estilos de Zouk que existem?

Hoje, no Brasil usa-se a muito a palavra Zouk para ajudar o movimento do LambaZouk. Infelizmente não é de hoje que inventam mitos sobre o Zouk aqui. A seguir, alguns exemplos:

Esta expressão surgiu nos anos 90, quando os dançarinos e Djs da época começaram usar a música zouk, para que as pessoas dançassem a lambada. Um jornalista mal informado, acabou usando essa expressão, porque ouviu o zouk cantado em Francês e juntou as duas palavras Lambada-Francesa.
Lambada-Francesa não é um estilo de Zouk e não existe.

Essa expressão "Lambazouk" surgiu no Brasil, nos anos 90, principalmente porque os Djs começaram tocar o zouk com a intenção de substituir a música lambada, e porque os cantores da época, foram, aos poucos, parando de gravar, cada um com seu motivo pessoal.
O LambaZouk não é um estilo de Zouk é um estilo de dança.


BlackZouk é uma expressão usada por Djs que tocam Black (música americana) e fazem adaptações com as mesmas batidas, e as pessoas acabam dançando com os mesmos passos do Lambazouk e NeoZouk
O BlackZouk não é um estilo de Zouk e não existe.








NeoZouk é um estilo de remix inventado por um brasileiro, Mafier Zouker. Hoje temos vários Djs que fazem esse mesmo tipo de mixagem. O NeoZouk não é um estilo de Zouk.

SoulZouk é um estilo livre de dança criado também por um brasileiro, com o nome China.
O SoulZouk não é um estilo de Zouk.

Enfim, Lambazouk, Blackzouk, Neozouk, Soulzouk, não são estilos de zouk, e sim derivações que surgiram, usando os mesmos passos do Lambazouk .

Abaixo, os verdadeiros estilos de Zouk:

Só existem 2 estilos: o das “Antilhas” que é cantado em francês e tem uma pitada de Kompa, um ritmo musical do Haiti, e o outro que é “africano”, a Kizomba além da Tarraxinha. A Kizomba é uma mistura da Semba com o Zouk das Antilhas e a Tarraxinha é a mistura do zouk-love com a kizomba lenta.

Como já dissemos, aqui no Brasil usa-se muito o nome ZOUK, e isto acaba confundindo a cabeça das pessoas e, muitas vezes de Zouk não tem nada. Não se deixem enganar: Zouk é nome de um ritmo musical, e o que muitos dançam, no momento é uma lambada evoluída, hoje chamada, principalmente, de Lambazouk.

Não tem problema em falar: ”vou dançar Zouk” porque você esta dançando esse estilo de musica, mas nunca se esqueçam que o LambaZouk é uma dança brasileira e temos que dar valor a nossa cultura. Vamos valorizar a nossa dança que tanto faz sucesso na Europa.

Aqui vai um vídeo que expressa toda sensualidade da música Zouk!


0 comentários:

Postar um comentário

Faça sua pesquisa aqui.