domingo, setembro 25, 2011

O que é Zouk RnB(R&B)?



















O Zouk RnB no momento esta em alta no Brasil porque com ele conseguimos dançar LambaZouk e Neozouk, é um estilo de Zouk que consegue manter esses dois estilos de público na pista. Os Djs que já sacaram esse estilo de Zouk se dão bem. Hoje a maior parte das músicas tocadas em casas de Zouk é Kizomba e tem uma pitada de hip hop ou rap.
São poucos cantores hoje que ainda canta uma Kizomba sem influência da musica americana (hip hop), vou citar um nome conhecido para vocês entenderem. Dom Kikas com a música “continua assim”. Essa música pessoal é uma Kizomba.






O "Zouk RnB" no Brasil é confundido com RnB e Remix, isto é um problema, as vezes o próprio RnB que a gente ouve, muitos DJs tocam falando que é "Zouk RnB", não é verdade pessoal, são estilos distintos de música.
Vou contar a historia do Zouk RnB, para vocês, desde o começo, para que todos entendam como é esse estilo de Zouk, que agrada a grande multidão nas pistas de Zouk.
O Zouk RnB (R&B) é a mistura do Zouk com hip hop, dando um toque de modernidade ao Zouk. Esse estilo começou no meio dos anos 90 para dar mais força ao Zouk das Antilhas e uma roupagem nova. Para você perceber a diferença precisaria ouvir o Zouk dos anos 80(Zouk retro), assim ficaria fácil ver toda evolução da música Zouk, veja alguns videos abaixou e confira como a música zouk mudou.
Um dos criadores do Zouk RnB foi Jean-Michel Rotin, começou sua carreira no grupo “Energy”, considerado a grande esperança do Zouk das Antilhas. Depois lançou mais 2 álbuns com o grupo “Energy” incluindo outro grande sucesso "Sof vou”. Em 1994 lançou o disco solo intitulado "Heroes", este álbum foi um grande sucesso, em 1996, dois anos mais tarde ele lançou seu segundo disco solo, chamado simplesmente "Solo". Este álbum também lançou o famoso Zouk RnB que conhecemos.
Não podemos esquecer-nos da cantora Tanya St Val, que em 1996 lançou o álbum Amethyste. A musica mais tocada foi: “An Love”, um Zouk RnB que fez muito sucesso, e que se fosse tocada hoje o pessoal dançaria muito.
Não espere grandes produções nos vídeos de Zouk. Não esqueça que o Zouk é um som discriminado pelas grandes gravadoras americana, 90% dos cantores gravam em gravadoras independentes com isso a um dificuldade na divulgação para outros paises.






























Depois veio outros cantores como O´Taim, Perle Lama, Princes Love,Singuila, Kaysha,Lynnsha,Shydeeh, Nichols, Ali Angel, etc.
Hoje quem canta zouk mesmo são Alex Catherine, Jean Marie Ragald, Jean Pierre Angeon, Face a Face, Patrice Hulman, Elody Marquant, Nomads etc. São cantores que não deixaram que sua música tivessem influência da música americana(hip hop). Pesquisem os nomes desses cantores no Youtube e veja que isso é Zouk.












Veja alguns vídeos desses cantores e perceba toda evolução musical que o Zouk adquiriu, infelizmente no Brasil nem todos os DJs perceberam toda essa evolução. Só os mais antigos sabem a diferença do "Zouk RnB", RnB e Remix. A nova geração de DJs tem que se informar, se preocupar o que esta sendo tocado, pois são grandes influenciadores. Hoje temos muitos Djs de Zouk, mas poucos conhecem a historia da música Zouk. Hoje o que vemos são Djs tocando Black(RnB) para as pessoas dançarem Zouk , com isso hoje temos um publico alienado, que não conhece a música Zouk, por isso o Zouk não tem um publico fiel e vemos muitas baladas de Zouk fechar, quem deveria dar exemplo tocando Zouk não faz diferença, o importante é saber o que esta sendo tocado. Desculpem-me se falei a verdade, mas não da para ver o que esta acontecendo hoje? Cada Dj toca o que quer, e ninguém se entende, com isso o publico se divide enfraquecendo mais o movimento do Zouk no Brasil. Espero que futuramente isso mude e tenha mais união no movimento Zouk no Brasil

Como vocês viram a música Zouk mudou muito e teve muita influencia da música americana, veja mais três vídeos de Zouk RnB o primeiro é de 2009 quem canta é a Tina com participação do Kaysha, Ali Angel, Zouk Look e os outros tres são de 2011, percebam o que é realmente Zouk RnB.























0 comentários:

Postar um comentário

Faça sua pesquisa aqui.