terça-feira, fevereiro 23, 2010

O BRASIL NÃO CONHECE O HAITI!

É isso que o Brasil conhece do Haiti.
Hoje o que se mais fala é sobre o terremoto no Haiti, uma catástrofe que nenhum pais gostaria de passar o noticiário e a mídia brasileira passa imagens que choca a gente, pessoas passando fome e brigando entre si por um pouco de comida. É isso que a mídia brasileira conhece do Haiti. Esse pais não tem só tragédia para mostrar, mas sua cultura musical que é pouco conhecida aqui por parte dos meios de comunicação.































O BRASIL NÃO CONHECE O HAITI.

O ritmo musical do Haiti.

Kompa, um gênero musical derivado e reconhecido como a música nacional do Haiti, teve seu auge nos anos 60, 70, 80 e freqüentemente é apresentado em festivais e eventos haitiano no mundo inteiro, várias músicas usa Compa exemplo o zouk. O gênero foi desenvolvido por Nemours Jean-Baptiste nos anos 50, um artista de jazz haitiano que foi testemunha de um começo musical e cultural entre o Haiti e Cuba, faleceu em Maio de 1985. Ao contrário do zouk, as letras são na sua maioria em crioulo haitiano, e ele tem um rápido ritmo de zouk kadenciado.
Instrumentos típicos: guitarra elétrica, contrabaixo elétrico, tambor, instrumento de sopro, Sintetizador e bateria.















Nasceu em Fevereiro 02/1918-Faleceu em Maio 18/1985.


















TABO COMBO!

Tabou Combo começou em 1968, em Petion-Ville, uma cidade nos arredores de Port-au-Prince, por Albert Chancy e Nau Herman e alguns amigos, todos adolescentes. Eles começaram nomeando-se "Los Incognitos", porque eram desconhecidos na época. Eles mudaram para Tabou Combo em 1969, a fim de ter um nome mais próximo da cultura haitiana. Naquele ano, a banda ganhou o primeiro prêmio em um concurso de talentos na televisão, ganhando uma reputação nacional no Haiti, e em 1970 foi uma das principais bandas da ilha. Em 1974 quando a banda teve a atenção da Europa com o seu “single” de sucesso vendendo milhões, também ganhou melhor álbum de Música Dance haitiano do Caribe em 1991 na cidade de Nova York.
Hoje a banda Tabo Combo faz shows nos Estados Unidos, Europa e Japão mostrando a sua cultura musical e que o Haiti tem muito a oferecer. Que pena o Brasil desconhece esses ritmos que tanto faz sucesso em outros países.


























OS CANTORES DE ZOUK CANTA KOMPA!
































Esse disco do Michel Martelly é de 1991, não foi lançado no Brasil faz parte da minha coleção de discos de zouk! As músicas que tocou nos anos 90 desse álbum foi Ou Fe mouin mal, Coco Rico! Nesse disco você ouve o melhor da Kompa um ritmo musical do Haiti que o Brasil desconhece.

Agora você conhece o Haiti e sabe o que é Kompa..!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça sua pesquisa aqui.